A Leitura como uma importante ferramenta de Transformação Social

O hábito da leitura não é algo que nasce conosco. É uma tarefa intelectual que se consegue somente com a prática. Mas, ao incorporá-la em nosso dia a dia, facilmente podemos nos tornar leitores assíduos. Conheça mais sobre esse universo!

Você já parou para pensar que, no passado, a história do mundo era registrada apenas em livros? E que, a partir da compreensão deles, ainda hoje, é possível conhecer o processo histórico de toda uma nação? 

Não é à toa que, antigamente, ao invadir territórios, os países queimavam os livros dos povos inimigos. 

Mas, apesar da incontestável importância dos livros, enfrentamos alguns dilemas no Brasil, quando o assunto é leitura. 

Confira alguns dados da leitura no Brasil 

De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, entre 2015 e 2019, nosso país perdeu 4,6 milhões de leitores. Apenas  52% da população possui o hábito de ler, e o avanço tecnológico tem sua influência nisso. 

As pessoas têm usado o tempo livre para assistir vídeos, filmes e séries, escutar música, usar a Internet, o WhatsApp e as diversas redes sociais. Esse tipo de leitura atual, que é interessada na rapidez das informações, representa uma leitura automática, com baixo desenvolvimento do senso crítico, em oposição à leitura ativa, reflexiva.

Quando voltamos os olhos para as periferias, então, esbarramos com dilemas ainda maiores, que evidenciam o abismo do baixo acesso à leitura. Falta espaços confortáveis, adequados, ambientes que sirvam de estímulo, como bibliotecas. O resultado é uma ausência de democratização do acesso ao livro ao longo do desenvolvimento do brasileiro. 

O analfabetismo é outra questão que precisamos enfrentar.  Apesar da taxa de analfabetos ter caído nos últimos anos, nosso país ainda tem 11 milhões de brasileiros sem saber ler e escrever, de acordo com a Pnad Contínua Educação.

Todos esses pontos são extremamente preocupantes, afinal, como entende o médico Dráuzio Varela, o ato de ler estimula diversas áreas do cérebro humano, sendo um dos mais completos exercícios. Saiba algumas das suas vantagens!

7 benefícios em adquirir o hábito da leitura

Os benefícios da leitura são cientificamente comprovados. Para o desenvolvimento das crianças, o hábito de ler amplia o rendimento escolar, desenvolve a compreensão, ajuda na fala, estimula a sociabilidade, entre outros. Quando pensamos nos adultos, uma leitura feita de forma contínua:

  1. Aumenta o foco e a concentração – Ler é um bom treino de atenção e um método eficaz para se concentrar e aprender;
  2. Estimula a criatividade – Em único livro se tem contato com vários cenários, e o leitor precisa criar imagens em sua cabeça para compreender a narrativa;
  3. Aprimora a escrita – Ler possibilita o contato com diversas formas de escrita e a descoberta de novas palavras, o que ajuda na hora de elaborar textos mais coesos e claros; 
  4. Melhora no repertório – Através da leitura se tem contato com assuntos de ramos variados, aumentando e diversificando o conhecimento; 
  5. Ajuda a relaxar e a dormir melhor – A leitura prepara o seu organismo para dormir, diminuindo os batimentos cardíacos e trazendo uma sensação de bem-estar;
  6. Crescimento profissional – Ao reservar um tempo para ler, você estará adquirindo conhecimento e desenvolvendo a sua capacidade de expressão;
  7. Inteligência emocional – Ler lhe torna mais empático, ao aprender com personagens que possuem experiências diversas das suas, tornando-o mais tolerante.

Como você pôde perceber, a leitura é capaz de transformar, enriquecer culturalmente e socialmente o ser humano. 

De que forma a leitura consegue transformar a sociedade?

É a partir do primeiro contato com a leitura que se inicia a transformação social. O indivíduo começa a questionar o contexto em que está inserido e o mundo que lhe rodeia. Como um próximo passo, ao perceber que possui esse “poder”, passa a agir diretamente na sociedade, mesmo que de forma local.

Podemos pensar, basicamente, que a leitura estimula a opinião, algo extremamente necessário para que se exerça a cidadania. Uma sociedade que domina a leitura e a escrita tem o domínio sobre as questões sociopolíticas, ao observar a realidade de forma crítica.

Precisamos, portanto, incentivar a leitura. O Estado deve prover meios para combater o analfabetismo e o baixo acesso aos livros, os profissionais da educação precisam acompanhar o avanço tecnológico, os novos métodos de leitura, a família deve incorporar o hábito da leitura na rotina. 

Ou seja, um esforço da sociedade como um todo. Afinal, ações que parecem pequenas podem tomar grandes proporções e derrubar muros, democratizando o acesso da leitura em um país.